Continuando as histórinhas....
Histórias de horror em TI: o que decisões erradas podem fazer
Perdidos para sempre
Todos nós já perdemos pelo menos um ou dois e-mails importantes na vida. Um clique casual da tecla "delete", um servidor mal configurado e pronto! Lá vai a mensagem por água abaixo. Mas como explicar 700 Gigabytes (GB) de e-mails eliminados por toda a eternidade? Sim, aconteceu. Em 2006 o provedor britânico PlusNet perdeu 700 GB de e-mails de clientes. Um engenheiro deletou acidentalmente as contas e tentou um velho truque para recuperá-los. A tentativa saiu pela culatra e, ao contrário, impossibilitou a recuperação de forma permanente.
Quando o retorno dói
Voltar para casa é, à s vezes, difÃcil. O JPMorgan Chase que o diga, comparando sua situação antes e depois do outsourcing. Em 2002 a instituição fechou um contrato de nada menos do que 5 bilhões de dólares em terceirização com a IBM, e foi apontada como uma das grandes promessas do futuro em termos de corte de custos e inovação. Mas depois de o JPMorgan ser adquirido pelo Bank One ficou claro que a decisão não era um grande negócio. Em um episódio embaraçoso, muito do que foi terceirizado retornou para casa em 2005. Resultado: o custo foi grande em dólares, a confiança dos funcionários caiu e a moral ficou em ruÃnas, além de grandes talentos que já haviam sido perdidos.
Um pesadelo às vésperas do Natal
Desde o ano de 1997, pelo menos, a Comair - companhia aérea subsidiária da Delta - sabia que precisava substituir um velho sistema de gerenciamento de vôos destinado à tripulação. Mas as opções para novos sistemas estavam ainda cruas ou não testadas. "Vamos esperar até alguma coisa melhor aparecer", diziam.
Aà está onde a música de terror começa. Eles continuaram esperando, adiando, carregando o sistema legado até que assinaram um contrato para substituÃ-lo completamente em 2005. Tarde demais. Na véspera do Natal de 2004, o sistema que estava prestes a ser substituÃdo foi ao colapso, derrubando todas as operações da companhia aérea. O balanço contabilizou cancelamento ou atraso de 3,9 mil vôos, o que deixou cerca de 200 mil passageiros na mão. O colapso na rede custou à Comair e à Delta cerca de 20 milhões de dólares, além de um arranhão notável na reputação da companhia. O incidente também desencadeou investigação pelo Departamento de Transporte.
De volta aos manuscritos
O CareGroup desenvolveu uma reputação desejada por muitos por ser lÃder em utilizar a TI para conduzir melhorias nos serviços à saúde. Mas em novembro de 2002, o principal hospital do CareGroup - Beth Israel Deaconess - voltou à s trevas com registros dos pacientes em papel depois de uma série debilitadora de falhas nas redes. Por quase cinco dias o departamento de TI teve que trabalhar freneticamente para rastrear a causa do problema.
Segunda-feira negra em Wall Street
A vida é melhor com a tecnologia. Sim, isso é o que tende a acontecer. No entanto, na "segunda-feira negra" - 19 de outubro de 1987 – falhas na bolsa de valores dos EUA mostraram que a tecnologia tornou a vida muito pior. O Ãndice Dow Jones caiu em média 508 pontos, ou 22,6%. As condições normais de mercado se recuperaram um tempo depois, mas a SEC reportou posteriormente que estratégias computacionais erradas utilizadas por investidores aumentaram os volumes de ações transacionadas em 68%. O dia terminou com um pânico tamanho que desencadeou uma sanha vendedora das ações.
Fonte:Computerworld
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