O lançamento da Wikipedia, o surgimento do iPhone e a eleição do presidente norte-americano, Barack Obama, estiveram entre os 10 momentos mais influentes da Internet nos últimos 10 anos, de acordo com os prêmios Webby.
Outro evento destacado pela Academia de Artes e Ciências Digitais, sediada em Nova York, que organiza os prêmios Webby desde 1996, foi a eleição iraniana neste ano, quando os protestos demonstraram a força do Twitter e de outras mídia sociais na reformulação de uma democracia.
"A Internet é a história da década porque foi a catalisadora de mudanças não apenas em todos os aspectos de nossas vidas cotidianas mas em tudo mais, do comércio e comunicação à política e cultura pop", afirmou David-Michael Davies, diretor executivo do Webby Awards.
"O tema recorrente entre todos os marcos que nossa lista menciona é a capacidade da Internet para contornar os sistemas do passado e entregar mais poder às pessoas comuns", acrescentou.
Veja a lista dos 10 momentos mais influentes da Internet na década:
- O site de classificados Craigslist se expande para além de San Francisco, em 2000, influenciando jornais em toda parte.
- Google lança o AdWords, em 2000, permitindo que anunciantes direcionem anúncios com extrema precisão.
- A enciclopédia aberta Wikipedia é lançada, em 2001; hoje, tem 14 milhões de artigos em 271 idiomas diferentes.
- O fechamento do Napster, em 2001, abre as portas a múltiplos serviços de troca de arquivos.
- A oferta pública inicial de ações do Google, em 2004, que colocou o serviço de buscas no caminho para influenciar incontáveis aspectos de nossas vidas cotidianas.
- A revolução do vídeo online em 2006, e seu boom de conteúdo caseiro e profissional na Internet, mudando a cultura pop e a política.
- Facebook passa a aceitar usuários não universitários e Twitter decola, em 2006.
- Lançamento do iPhone, em 2007, faz dos celulares inteligentes mais que produtos de luxo, disponibilizando um aplicativo para quase todo aspecto da vida moderna.
- A campanha presidencial norte-americana de 2008, na qual a Internet mudou todos os aspectos da condução de uma campanha eleitoral.
- Os protestos iranianos depois da eleição presidencial deste ano, quando o Twitter se provou vital para organizar manifestações e como veículo de protesto.
Fonte: International Business Times
0 Comentários