Profissionais de TI bisbilhotam vida alheia

Profissionais de TI bisbilhotam vida alheia

Um de cada três profissionais de IT abusa de senhas administrativas para acessar informações confidenciais, como o salário dos colegas, o e-mail de terceiros ou ata da reunião da diretoria.

A empresa americana de segurança da informação Cyber-Ark entrevistou 300 profissionais de IT e um-terço admitiu bisbilhotar a vida alheia, enquanto 47% disseram que tinham acesso a informações que não eram relevantes para suas funções.

“Tudo o que você precisa é ter acesso a determinadas senhas ou uma conta privilegiada, então está pronto bisbilhotar tudo o que acontece na empresa”, disse Mark Fullbrook, diretor da Cyber-Ark inglesa.

“Para a maioria das pessoas as senhas administrativas são ferramentas aparentemente inofensivas utilizadas pelo departamento de TI para atualizar ou corrigir o sistema. Para aqueles que têm o conhecimento, estas senhas são a chave do cofre”, disse Fullbrook.

A Cyber-Ark disse que os usuários de senhas privilegiadas raramente as modificam, ou seja, 30% são trocadas a cada quatro meses e 9% nunca modificaram, o que significa que funcionários que deixam a empresa continuam tendo acesso às informações.

Ele disse ainda que sete de cada dez empresas utilizam métodos inseguros para troca de informações estratégicas, com 35% escolhendo e-mail e outros 35% que preferem os mensageiros, enquanto 4% continuam contando com os serviços dos correios.

Fonte: Info Online

Postar um comentário

0 Comentários