Padrão Open XML da Microsoft é rejeitado pela ABNT

Padrão Open XML da Microsoft é rejeitado pela ABNT

A comissão de estudo CB-21/SC-34 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) rejeitou a aprovação do formato Open XML, da Microsoft. A não aprovação representa um duro golpe para a gigante do software em sua cruzada para desenvolver e tornar o padrão uma alternativa ao Open Document Format (ODF), criado e apoiado pela comunidade de software livre como especificação mundial para a leitura de documentos.

A decisão pode dificultar bastante a aprovação do Open XML como um padrão ISO de formato de documento (texto, planilha eletrônica, desenho, apresentação, etc.) pelo Comitê Integrado de Tecnologia (JTC-1, na sigla em inglês), que define padrões técnicos tanto para a ISO como para a Comissão Eletrotécnica Internacional. Isso porque a ABNT é uma das organizações de normatização participantes do subcomitê 34 (SC-34), e que, nesse caso específico, terá direito a voto.

Apesar de a Microsoft vir pressionando para que Open XML tenha o certificado ISO, o formato de documento tem enfrentado fortes resistências em todo o mundo. Na semana passada, o grupo executivo do Comitê Internacional para Padrões de Tecnologia da Informação da ISO/IEC (INCITS, na sigla em inglês), dos EUA, rejeitou, por um voto, a aprovação do Open XML. A votação terminou em oito a sete, quando o número necessário para aprovação pelo comitê era nove.

O Open XML é o formato padrão de arquivos usado pelo pacote Office 2007, que compete com o ODF, adotado pelo OpenOffice e que foi aprovado como um padrão ISO no ano passado. A comissão de estudo da ABNT avaliou que o formato da Microsoft ainda não está “maduro” e, portanto, não garante a compatibilidade com outros padrões (leia-se, aplicativos desenvolvidos em software livre) para criação e leitura de documentos.

Fonte:
TI Inside

Postar um comentário

0 Comentários